Este Alpine A110 foi feito a partir de um… Smart Roadster!

Quem quiser comprar um Alpine A110 Berlinette original terá que estar preparado para gastar bem mais do que 100 mil euros para garantir um exemplar em bom estado e totalmente original. Mas e se lhe dissermos que pode ter um por menos de 20 mil euros?

Bem, importa dizer que este não é mesmo um Alpine A110 original, é uma réplica feita pela Quelet Composites, empresa liderada por Philippe Chalot, designer que fez a sua formação na conhecida escola Sbarro, em França.

Denominado Smarlinette, este Alpine tem por base um… Smart Roadster, daí o preço tão "em conta" por comparação com a "Berlinette" original ou mesmo com o novíssimo Alpine A110, que já pode ser encomendado no nosso país por um preço que ronda os 55 mil euros.

Olhando para este trabalho, rapidamente percebemos que elementos como os puxadores das portas, as jantes e o interior são do Smart Roadster, mas a verdade é que admirando apenas a carroçaria, este projecto acaba por ser bem conseguido.

No que ao motor diz respeito, esta réplica continua a usar o mesmo motor de 0,7 litros turbo de 82 cv do Smart Roadster. Este bloco está acoplado a uma caixa robotizada de seis velocidades e graças aos 815 quilos de peso consegue levar o Smarlinette aos 180 km/h de velocidade máxima e dos 0 aos 100 km/h em 11,7 segundos.

Em destaque